Ano A – 2º Domingo do Tempo Comum

 Ambiente:
Preparar um lugar para a Palavra de Deus, um círio ou uma vela maior, uma vasilha de água.


Acolhida:
Fazer um cartãozinho em formato de um pombinho de asas abertas, com a seguinte frase: “Tu és meu filho amado, eu hoje te gerei.” Entregar a cada pessoa que chegar.


Oração Inicial:

Invocar a Santíssima Trindade:
Convidar a cada um a fazer o sinal da cruz na fronte de outra pessoa, dizendo algo como: “No seu batismo você foi marcado como membro de nossa igreja: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”



Entrada da Palavra
Cantar a música que segue e fazer a entrada com a água, o círio e a Palavra de Deus.

Canto: A Palavra de Deus vai chegando vai. É Palavra de Libertação. É palavra de Deus aos pequenos.

Oração ao Divino Espírito Santo:
(pedir que alguém do grupo peque o círio e o segure dentro da vasilha com água enquanto todos rezam.)
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e ascendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e renovareis a face da terra. Ò Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Quem coordena completa dizendo: Espírito de amor que nos fizestes membros da Igreja de Cristo, dai que esta água, lembrando nosso batismo, seja sinal de purificação de nossos pecados e de fortalecimento de nosso compromisso missionário. Amém.


Acolhida:
Quem coordena pede novamente que cada um refaça o gesto do sinal da cruz na fronte de alguma outra pessoa do grupo, agora colocando a mão na água e fazendo o gesto os dedos molhados.
Cada uma ao fazer o gesto pode dizer: “Que o Senhor te purifique de suas faltas: em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Palavra de Deus:
Canto: Envia tua Palavra, Palavra de Salvação. Que vem trazer a esperança, aos pobres libertação.

João 1,29-34
Naquele tempo:
29João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
'Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo.
30Dele é que eu disse:
Depois de mim vem um homem que passou à minha frente,
porque existia antes de mim.
31Também eu não o conhecia,
mas se eu vim batizar com água,
foi para que ele fosse manifestado a Israel'.
32E João deu testemunho, dizendo:
'Eu vi o Espírito descer,
como uma pomba do céu,
e permanecer sobre ele.
33Também eu não o conhecia,
mas aquele que me enviou a batizar com água me disse:
`Aquele sobre quem vires o Espírito descer e
permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'.
34Eu vi e dou testemunho:
Este é o Filho de Deus!'
Palavra da Salvação.



Reflexão do Evangelho:
Introduzir a reflexão dizendo:
* Pelo batismo fomos também confirmados como Filhos de Deus.
* Assim como João Batista, olhando para Jesus, percebeu que ele era o cordeiro de Deus, as pessoas precisam olhar para nós e perceber que nos somos Filhos de Deus e Discípulos Missionários de Jesus.

Dividir em grupos e pedir que cada grupo responda as perguntas:
1. Quais os gestos e atitudes de Jesus que demonstram que ele é o Cordeiro de Deus, o Filho de Deus?
2. Quais devem ser as nossas atitudes para que as pessoas possam perceber que somos seguidores de Jesus Cristo e desejem seguir também a Jesus?


Fazer um momento de apresentação em plenário das respostas.

Oração final:
(quem coordena explica o gesto final salientando que é um rito de envio para que voltem para casa como discípulos missionários de Jesus. Quem coordena faz o primeiro para que percebam como é o gesto..)
1. Quem coordena pega o círio e a bíblia e entrega para uma pessoa dizendo algo parecido com: “Por Cristo e pela graça do Espírito Santo você foi confirmada como filha de Deus, que a Palavra de Deus esteja sempre em seu coração e seus lábios e que o Senhor Jesus seja a Luz no seu caminho.”.

2. Em seguida, quem coordena pega a vasilha com água e diz: “Eu te envio como missionária(o): em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.)

3. A pessoa que recebeu a vela e a Bíblia, entrega-os para outra pessoa dizendo como no número um e depois pega a água e faz o gesto do número 2. E assim sucessivamente até que todas(os) sejam enviadas(os).


4. Encerra-se com a oração do Pai Nosso e o Abraço da Paz.