29º Domingo do Tempo Comum, Ano C

Acolhida
Receber com alegria cada um que chega. Entregar a cada um cartãozinho de papel em branco. No cartão deve-se colocar um mesmo número em cada dois cartões. De modo que existam, por exemplo dois cartões 1, dois 2 etc....

Ambiente
Preparar um local com fotos de pessoas em momentos de oração, cruz, velas e a Palavra de Deus. Preparar também uma vasilha onde serão queimados os papeis com os pedidos.

Oração Inicial
Canto

Invocação da Santíssima Trindade:
Reunidos em nome do Pai, Reunidos em nome do Filho, Reunidos em nome do Espírito Santo. Amém. A tristeza lá fora eu deixei. Alegria aqui dentro encontrei. Cristo vive, Ele está aqui em meu coração.

Acolhida:
Convidar as pessoas a acolher com um abraço ou outro gesto e a trocarem os cartões a cada cumprimento. Depois que todos se cumprimentarem, pedir que cada um escreva o nome no cartão.

Aclamação
Preciso escutar a Tua Palavra, depois proclamar o teu Reino Senhor. Eu quero viver o Teu evangelho. Vou anunciar tua vinda Senhor. Aleluia, podes falar. Aleluia, vou escutar.

Evangelho
Lucas 18,1-8
Naquele tempo:
1Jesus contou aos discípulos uma parábola,
para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre,
e nunca desistir, dizendo:
2'Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus,
e não respeitava homem algum.
3Na mesma cidade havia uma viúva,
que vinha à procura do juiz, pedindo:
`Faze-me justiça contra o meu adversário!'
4Durante muito tempo, o juiz se recusou.
Por fim, ele pensou:
'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum.
5Mas esta viúva já me está aborrecendo.
Vou fazer-lhe justiça,
para que ela não venha a agredir-me!''
6E o Senhor acrescentou:
'Escutai o que diz este juiz injusto.
7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos,
que dia e noite gritam por ele?
Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa.
Mas o Filho do homem, quando vier,
será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?'
Palavra da Salvação.


Momento de Silêncio

Conversa
Pedir que as pessoas procurem aquelas que tem o mesmo número do cartão.
1. Partilhar sobre o evangelho: o que Deus nos diz, pessoalmente  e como comunidade, como Igreja?
2. Pedir que cada um partilhe qual a principal necessidade que tem.
3. Trocar os cartões e pedir que cada um escreva no cartão uma prece em favor da pessoa que tem o nome no cartão.

Plenário
Convidar todos a partilhar o que significa o texto para nossa igreja.


Preces
Convidar cada um que quiser a fazer a prece que anotou em favor da outra pessoa. Cada pessoa que faz o pedido coloca-o na vasilha onde serão queimados. Mesmo aqueles que não desejarem falar o pedido, devem ser convidados a colocar o papel na vasilha.

Após a prece pode-se dizer ou cantar:
A Igreja vos pede  ó Pai, Senhor nossa prece escutai!

Assim que todos tiverem colocado os papeis na vasilha e aqueles que quiserem tiverem feito as preces pode-se terminar rezando o Pai Nosso e queimando os papeis.