25º Domingo do Tempo Comum - Ano B

25º Domingo do Tempo Comum - Ano B


Acolhida
Preparar jarro com água, bacia e toalha. Receber a primeira pessoa com alegria e lavar a mão da mesma. Convidar a pessoa a fazer o mesmo com a próxima pessoa que chegar.


Oração inicial

Ambiente: 
Preparar um lugar para colocar a Bíblia. Colocar no chão, ou numa mesa próxima à Palavra, recortes de notícias e imagens que tenham a ver com a cobiça, a desigualdade, a fofoca, a inveja, etc...

Canto Inicial
O Deus que me criou, me quis me consagrou para anunciar o seu amor. Eu sou como chuva em terra seca pra saciar, fazer brotar eu vivo para amar e pra servir!
É missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz!
Eu sou, sou profeta da verdade. canto a justiça e a liberdade. Eu vivo para amar e pra servir!


Invocação da Santíssima Trindade
Reunidos em nome do Pai, reunidos em nome do Filho, reunidos em nome do Espírito Santo. Amém. A tristeza lá fora eu deixei, alegria aqui dentro encontrei. Cristo vive, Ele está aqui em meu coração.

Acolhida da Palavra:
Fazer a entrada com uma vela, a Bíblia. Dentro da bíblia colocar pedaços de papel com as palavras:  Sabedoria, pureza, pacífica, modesta, conciliadora, misericórdia, bons frutos, justiça, paz, serviço, doação . Quem vem trazendo a bíblia entrega para a primeira pessoa e que pega uma palavra e passa a bíblia para outra até que todos tenham pegado e quem trazia a Bíblia faz a leitura.
Canto: É como a chuva que lava..
É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.
Tenho medo de não responder, de fingir que eu não escutei. Tenho medo de ouvir o teu chamado, Virar do outro lado e fingir que não sei.

Leitura:
Leitura da Carta de São Tiago 3,16-4,3

Caríssimos:
Onde há inveja e rivalidade,aí estão as desordens e toda espécie de obras más.
Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento.
O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz.
De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?
Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis.
Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.
Palavra do Senhor.

Após um momento de silêncio quem coordena a reunião convida aqueles que quiserem a dizer o que a Palavra de Deus tem há ver com a palavra que pegaram e com as imagens e reportagens. Em seguida, convida aqueles que quiserem a fazer uma prece que relacionada com a Palavra que pegou e a Leitura. Depois de cada prece coloca-se a palavra sobre as imagens e reportagens de modo que fiquem cobertas.

Encerra-se com o Pai Nosso.


Oração Final
Cada um pega sua palavra e oferece a outra pessoa dizendo palavras de ânimo e motivação para a caminhada.

Ao final canta-se o refrão:
“Eu quero te dizer agora, que já vou embora, evangelizar!”

Bendigamos ao Senhor!
Todos: Demos graças a Deus!