Segundo domingo da Páscoa - Ano B

Segundo domingo da Páscoa - Ano B


Acolhida:
Acolher com alegria desejando feliz páscoa e entregara a cada um uma vela.

Oração Inicial

Entrada:
Entrar uma vela apagada representando o círio pascal, a Palavra de Deus e uma vasilha com água..

Invocação da Santíssima Trindade:
Reunidos em nome do Pai, reunidos em nome do Filho, reunidos em nome do Espírito Santo. Amém. A tristeza lá fora eu deixei. Alegria aqui dentro encontrei. Cristo vive ele está aqui em meu coração.

Acender o círio: (quem for acender pode dizer algo parecido com o que segue)
Bendito Sejais Senhor Deus de nossos pais, pois enviastes do alto dos céus vossa Luz vossa Verdade. Que Jesus ressuscitado afaste de nós as trevas de nosso pecado nos guie ao vosso reino.

Aclamação
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quando estamos unidos, estás entre nós e nos falarás da tua vida”

Evangelho: (no evangelho, quando for dito por Jesus “recebei o Espírito Santo” alguém acende sua vela no círio e acende a de outra pessoa, assim por diante. Quando todos estão com as velas acesas continua-se a leitura.

Benção da água
Ao término da leitura, após algum tempo em silêncio, quem coordena convida todos a se aproximarem da vasilha de água e colocarem o cabo da vela encostando na água enquanto alguém pronuncia a benção da água:

Senhor nosso Deus, cuidai do vosso povo e ao celebramos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior da nossa redenção dignai-vos abençoar esta água sinal da vossa bondade e misericórdia para com vosso povo.

Após a benção, apagam-se as velas e enquanto se canta a música que segue, uma pessoa pega com uma vasilha menor um pouco de água, molha os dedos na água, faz uma cruz na fronte de outra pessoa e diz; “Pela ressurreição de Jesus seus pecados foram perdoados”. E assim vão passando até que todos façam e recebam o gesto.

Canto:
Deus enviou (letra no final)



Oração final
Ao final alguém pega a vela que representa o círio aproxima-se de outra pessoa para que ela acenda a luz.
1. Quem está com o círio diz: Jesus disse: “como o Pai me enviou, também eu vos envio”!
2. Todo o grupo diz para a pessoa: Seja luz por onde você for.

Ao final todos cantam:

Sim eu quero que a luz de Deus


Porque Ele vive (Deus enviou)

Deus enviou seu filho amado
Para morrer em meu lugar
Na cruz pagou os meus pecados
E o sepulcro vazio está porque Ele vive

Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos do meu Jesus que vivo está

Deus enviou seu filho amado
Pra perdoar, salvar e amar
Viveu, morreu, ressucitou
E o sepulcro vazio está porque Ele vive

Um dia eu vou cruzar o rio
Verei então o céu em luz
E o verei lá em plena Glória
Pois vitorioso reina e vive o meu Jesus




Sim eu quero

Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou,
jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.
Sim, eu quero que o meu Amor ajude o meu irmão
a caminhar guiado por tua mão. Em tua lei, em tua luz, Senhor!

Quando eu sou um sol a transmitir a luz, e meu ser é templo onde
habita Deus, todo céu está presente dentro de mim, envolvendo-me na
vida e no calor.